0
Seu carrinho está vazio

Viagens e Turismo

Conheça nossas Inspirações: Montalcino e Brunello

Publicado em 08.07.2021 |
41 visualizações

Conheça nossas Inspirações: Montalcino e Brunello
Cortada pelo rio Orcia entre as províncias de Siena e Grosseto, o vilarejo de 5.000 habitantes, Montalcino ganhou esse nome devido a derivação de Monte dei Lecci,uma madeira muito presente nessa região.
Com grandes influências medievais, a história desse vilarejo descreve a coragem e a força do seu povo.

Dona de aromas e sabores, Montalcino é famosa pela sua produção de Brunello, considerado um dos melhores vinhos do mundo. Produzido a partir das castas de uvas Sangiovese, o sabor deste vinho é considerado um verdadeiro monumento italiano. Criado para ser grandioso, no melhor estilo ancestral, quando o conceito de tempo era diferente da pressa de hoje.
O conceito do Brunello foi criado apenas em meados do século XIX por Clementi Santi, um dos ancestrais da família Biondi Santi.
Durante anos, porém, os Brunellos (ou Brunelli, no plural em italiano) permaneceram como um verdadeiro um artigo de luxo, eram raras as pessoas com acesso ao vinho, devido ao seu altíssimo preço (resultado de pequena produção e tantos e tantos anos de maturação), privilégio este que era dado somente a entendedores do verdadeiro sabor.
Na década de 1960, quando a DOC Brunello di Montalcino foi estabelecida, essa situação começou a mudar, em 1966, criaram-se as regras para a produção desse vinho (veja abaixo). E em 1980, a região foi alçada à categoria DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), a primeira da Itália, mantendo seu padrão de qualidade.

Regras da produção do Brunello di Montalcino
Região de produção: Comuna de Montalcino
Vinha: Sangiovese (denominado, em Montalcino, “Brunello”)
Afinamento mínimo em madeira: 2 anos em carvalho
Afinamento mínimo em garrafa: 4 meses (6 para o Riserva)
Grau alcoólico mínimo: 12,5%
Engarrafamento: só pode ser efetuado na zona de produção
Lançamento: depois de 5 anos da colheita (6 para o Riserva)
Embalagem: só pode ser comercializado em garrafas de forma bordalesa

Representando a experiência única deste vilarejo unindo o sabor incomparável do Brunello, criamos a Camiseta Montalcino da Bastin, que irá remeter diretamente a este destino histórico e imperdível.
Adquira a sua aqui.

camiseta masculina estampada brunello montalcino still